História

A freguesia das Pedreiras foi criada a 19 de Dezembro de 1924, desmembrada das freguesias de São Pedro e São João Batista de Porto de Mós e do Juncal, por iniciativa de um punhado de homens bairristas e amigos da sua terra, que tinha à cabeça Joaquim Pereiras. 

Antes, porém, a 5 de Agosto do mesmo ano, pela mão dos mesmos homens, da Confraria de São Sebastião e de colaboração com o pároco de São Pedro de Porto de Mós, padre Francisco Carreira Poças, o bispo de Leiria. D. José Alves Correia da Silva, cria a Paróquia das Pedreiras, tendo como orago São Sebastião.

Mas, a história das Pedreiras inicia-se muito antes.

Estamos em crer que os primeiros povoadores do lugar que se viria a denominar Pedreiras, ter-se-ão instalado talvez pelo século XII.

A exploração e a transformação da pedra devem ter sido as primeiras atividades aqui desenvolvidas, a par da extração e transformação do barro. Outra das atividades desenvolvida por aqui terá sido a agricultura.

O nome de Pedreiras, atribuído a esta povoação, dever-se-á por certo às muitas explorações de pedra existentes por aqui, no entanto, há quem afirme tratar-se de um topónimo atribuído a um só lugar com maior número de habitantes, a que se juntaram outros lugares ou sítios e assim surgiu o nome da freguesia.

                              A. Rogério O. Vieira


© 2025 Junta de Freguesia de Pedreiras. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia